+

O que é Autoavaliação?

Avaliar é uma tarefa que requer um olhar para o passado e para o futuro da instituição. Numa instituição de ensino superior, a autoavaliação abrange não só os cursos de graduação e os de programas de pós-graduação, mas toda a Universidade em suas muitas atribuições desde a infraestrutura até as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão, de prestação de serviços, ou seja, todas as atividades da instituição fundamentadas pela filosofia educacional contemplada na Missão e Visão de Futuro, descritas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O objetivo da autoavaliação é possibilitar à comunidade acadêmica participar da vida da Universidade, desde a elaboração da metodologia e do desenvolvimento dos instrumentos de coleta de dados até a divulgação dos resultados da avaliação, como um processo contínuo e permanente que possa direcionar a gestão e a melhoria na qualidade da instituição em suas muitas dimensões, ou seja, uma avaliação que se caracteriza como prática social geradora de múltiplos sentidos (DIAS SOBRINHO, 2008)

No horizonte da Proposta de Avaliação Institucional da UEM está o propósito de tornar a prática da avaliação institucional uma ação norteadora na tomada de decisões, gerando reflexão permanente das ações da Universidade. Pretende-se, assim, fortalecer as relações da Universidade com a sociedade civil, enfatizando que a tarefa da avaliação na UEM é de caráter globalizante e interativo (1º Relatório de Autoavaliação da UEM, p. 255).